Violência no Namoro


Prevenção da Violência no Namoro



Agarra este Desafio... Constrói um Amor Saudável




Em 2013, a Campanha Regional de Prevenção da Violência no Namoro (3ª Edição) tem como "desafio" a construção de um Anor Saudável, onde a violência não é parte integrante do mesmo.

Este ano o nosso público-alvo varia desde os 2 anos de idade até adultos. Realizar-se-ão atividades em vários contextos e com recurso a várias dinâmicas de grupo.



Ter relações amorosas positivas, depende de cada um/a de nós, mas nem sempre sabemos o que é ou não suposto acontecer...nestas sessões pretendemos dar a "voz" aos jovens e encontrar com eles as ferramentas para "Construir um Amor Saudável".



Infelizmente, nem sempre é fácil dizer aquilo que sentimos, mas escrever o que sentimos e o que achamos do "amor" pode ajudar a mostrar os nossos sentimentos.






Campanhas de Prevenção da Violência no Namoro



A violência no namoro não é um fenómeno recente. Contudo, o seu estudo científico só ganhou interesse em meados dos anos 90, com estudos sobre a prevalência da violência nas relações amorosas em indivíduos adultos. Só mais recentemente é que esta problemática começou a ser investigada junto dos jovens e adolescentes. Os resultados mostraram a necessidade de prevenir e intervir sobre este assunto logo no início da adolescência, quando se estabelecem as primeiras relações afetivas e amorosas com pares.


Em 2011, o Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica (SCMPV e DRSSS) lançou a primeira campanha regional de prevenção da violência no namoro. Esta tinha como principal objetivo sensibilizar os jovens para este problema e promover algumas estratégias de combate à violência.


Figura 1. Cartaz

Criaram-se vários materiais de apoio (cartazes, postais e autocolantes), que foram distribuídos por Escolas, Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil, Instituições de apoio e Estabelecimentos Comerciais (Restaurantes e Hóteis) de toda a região autónoma dos Açores.


Figura 2. Postal (frente)

Figura 3. Postal (trás)


Figura 4. Autocolante



De igual modo, desenvolveram-se em contextos de grupo (salas de aula, ocupação de tempos livres para jovens), sessões de esclarecimento, tendo como base a dinâmica de grupo "World Café". Esta dinâmica foi adaptada à temática da violência nas relações amorosas juvenis e tinha como objetivo colocar os jovens a refletir sobre este tema de um modo descontraído e informal. No final, o grupo discutia os trabalhos elaboradas e retirava as suas conclusões acerca do fenómeno da Violência no Namoro.



_________________________________________________________________________________

Na Linguagem do AMOR não existe a palavra VIOLÊNCIA


Em 2012, apresentou-se a segunda edição da Campanha Regional de Prevenção da Violência no Namoro. 



Campanha Regional de Prevenção da Violência no Namoro foi assinalada com a apresentação do estudo "A violência no namoro na adolescência", da investigadora Susana Lucas (Universidade de Coimbra). 
Este estudo teve a colaboração do Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, nomeadamente na aplicação de questionários nas ilhas das Flores, Terceira e São Miguel.




De igual modo, à semelhança do ano anterior, foram criados um postal, um autocolante e um individual de refeição que foram distribuídos pelo comércio e restauração locais.


fig. Postal (frente)


                                                                      fig. Postal (verso)

                                                                   fig. Autocolante


Sessões de Esclarecimento - Jovens


Colaboração em Projetos Escolares

A convite da Escola Secundária Vitorino Nemésio colaboramos com a turma do 11ºH (sob a supervisão pedagógica do Professor Augusto Vilela), num projeto anual sobre a "Violência nas Relações Amorosas Juvenis".

Tivemos o privilégio de colaborar em várias ocasiões com est@s jovens, cujo objetivo final era apresentar materiais pedagógicos que pudessem ser utilizados no contexto de sala de aula.

Assim, para começar, fizemos uma primeira sessão com a turma sobre o tema da "Violência nas relações amorosas vs. Promoção de Amores Positivos".


Depois deste primeiro encontro, que foi o mote de mais dois, fomos acompanhando os trabalhos realizados pel@s alun@s.



No final do ano letivo 2011-2012, foram apresentados os 3 trabalhos finais, que foram elaborados de raiz pel@s jovens. Este projeto teve o apoio da Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira.



O Jogo de Tabuleiro "Acontece no nAMORo", os vídeos "Ciúmes na Escola" e "Troca de Mensagens" e a História "Joana com medo" são alguns dos materiais que poderá encontrar no site da Direção Regional de Educação e Formação - CREB - FPS






Sensibilização e Reflexão da problemática


A Prevenção da Violência no Namoro é um tema de e para os jovens, daí a importância de conversarmos com eles/elas e ouvirmos as suas opiniões sobre este assunto.



Durante o primeiro ano da Campanha Regional de Prevenção da Violência no Namoro, utilizamos como dinâmica de grupo o "World café".


                                       


Esta dinâmica tem a particularidade de colocar jovens em vários grupos sobre vários temas e discutir em pequeno grupo os materiais que tem disponíveis (vídeos, imagens, textos, etc.).

                                      

Estes espaços são adaptados de modo a que todos/as possam circular pelas diferentes mesas e refletir sobre os vários assuntos, ouvindo sempre opiniões diferentes e constatando outras realidades.




No final, os/as jovens são convidados a partilhar as suas ideias e conclusões em grande grupo.




Temas como o amor, namoro, medos, sentimentos, ciúmes, violência são abordados de forma informal, dando-lhes o direito a ter o seu espaço e a sua opinião.



Os resultados dos trabalhos mostram a sensibilidade, criatividade e perspectiva crítica que os/as jovens possuem acerca da Violência no Namoro.



As sessões são normalmente concluídas com o levantamento de situações positivas no namoro e como é importante manter uma relação saudável com a pessoa de quem gostamos.


Formar e Partilhar


O Núcleo tem tido o privilégio de ser convidado para vários eventos sobre a temática, nomeadamente:

Jornadas APAV (2012) - Ponta Delgada

Prevenção da Violência (Bullying e Violência no Namoro) - Centro Cultural e de Congressos AH (CMAH)

Estudo Universitário "A violência no namoro na adolescência", da doutoranda Susana Lucas (Universidade de Comibra) - Recolha de dados nas ilhas Terceira, Flores e São Miguel (540 questionários).


Sem comentários:

Enviar um comentário

Este deverá ser um espaço de partilha de conhecimentos e ideias para tod@s @s que lutam contra a Violência Doméstica.

Espaço dedicado a discussão da temática da violência doméstica

A minha foto
Praia da Vitória / Terceira - Açores, Açores, Portugal